24 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Bancos ganham dinheiro mesmo com economia brasileira parada

Os bancos brasileiros estão mostrando sua capacidade de ganhar dinheiro sob quaisquer circunstâncias, com os lucros saltando mesmo quando a maior economia da América Latina tem dificuldades em se recuperar, e a taxa de desemprego permanece em dois dígitos. Os quatro maiores bancos do país com ações na Bolsa –Itaú Unibanco, Santander, Banco do Brasil e Bradesco– completaram seu melhor trimestre desde 2015, de acordo com a empresa de análise de dados Economática. VEJA TAMBÉM O que é o spread bancário e o que ele tem a ver com os juros que você paga? Spread bancário do Brasil é o 2º mais alto do mundo País em marcha lenta faz lucro das empresas diminuir 6% no 1º trimestre.

Seus lucros subiram 17% na comparação anual entre janeiro e março, período marcado por turbulências políticas, perda de confiança dos empresários e queda nas expectativas de crescimento. Além disso, as instituições financeiras registraram lucros mesmo com o Banco Central mantendo a taxa básica de juros em seu menor nível histórico, além de avançar com os esforços para reduzir os spreads bancários e aumentar a concorrência. Embora a reputação do setor financeiro em ganhar dinheiro já seja conhecida, seu sucesso recente em meio a um cenário tão difícil chamou a atenção de autoridades do BC, que apontaram em relatório que a rentabilidade voltou aos níveis anteriores à recessão.
Spreads altos Os spreads médios de empréstimos do Brasil, um termo que se refere à diferença entre a taxa de depósito e a taxa cobrada sobre empréstimos, são os mais altos do mundo depois de Madagascar, de acordo com o Banco Mundial. Os bancos também cortaram custos fechando quase 10% das agências físicas desde 2014, bem como reduzindo as despesas com inadimplência. Os bancos reforçaram ainda mais seus lucros, tirando proveito das operações de tesouraria, com operações cambiais e títulos. Os lucros do setor também foram ajudados por taxas em serviços, como as cobradas em contas-correntes e cartões de crédito, uma área mais lucrativa do que a concessão de empréstimos.

UOL – Com a colaboração de Felipe Marques, David Biller e Adriana Dupita

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS