Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

Brasil

Melhoria do ambiente de negócios passa pela inovação da gestão

Publicados

em

A inovação da gestão é o primeiro passo para o aumento da produtividade e da melhoria do ambiente de negócios. E para isso, o Sebrae pretende investir em empresas-anjos para alavancar o desenvolvimento dos pequenos negócios. A afirmação foi feita pelo presidente da instituição, Carlos Melles, nesta quarta-feira (6), durante um dos painéis da 5ª Semana de Inovação, que está sendo realizada pelo Ministério da Economia, cujo tema é Governo para as pessoas. O evento, que tem como objetivo colocar a agenda da modernização no centro da estratégia da administração pública, reúne até esta quinta-feira (7) palestrantes e especialistas brasileiros e estrangeiros.

“Começamos a ter confiança no país e o cenário agora é bem positivo para inovarmos”, afirmou Melles durante a palestra no painel “Ambiente de negócios na promoção da inovação e do empreendedorismo”, mediado pelo secretário Especial de Modernização do estado, José Ricardo da Veiga. “Quando temos uma gestão centrada como estamos vendo agora, precisamos sair da zona do conforto”, ressaltou o presidente do Sebrae, reafirmando que a instituição está disposta a fazer investimentos em empresas-anjos e em jovens. “Vamos aplicar recursos para incentivar a juventude”, afirmou.

Leia Também:  Desafio do próximo presidente é melhorar qualidade do ensino no país

Melles ressaltou que o agronegócio foi o setor que mais inovou nos últimos anos, lembrando que uma das causas foi com a criação da Embrapa, empresa que desenvolveu tecnologias de ponta para a agricultura e pecuária. “A necessidade de inovação do segmento, à época, era muito grande e com as pesquisas e a tecnologia conseguimos reverter o processo e hoje somos líderes na exportação de grãos”, exemplificou. “O Sebrae também é um grande inovador. Temos programas de apoio a startups, consultorias específicas na área de inovação e gestão, além de cursos gratuitos para quem quer empreender e para quem já tem o seu negócio, mas deseja ir além, observou o presidente do Sebrae.

Para José Ricardo da Veiga, o protagonismo no processo de inovação do Estado tem que ser destinado aos municípios, que encontram maior dificuldade em se modernizar. O secretário afirmou que o governo federal tem diversas estratégias para melhorar o ambiente de negócios, já que há excesso de serviços online que precisam ser unificados. “Estamos fazendo a transformação digital, da gestão e de todo o processo”, afirmou José Ricardo, observando que uma das novidades será o lançamento da identidade digital, que unificará todos os documentos. Além de Melles e do secretário, participaram do painel, representantes da Confederação Nacional do Comércio e Serviços, Banco Mundial e Banco Central.

Leia Também:  Viaduto na Av. das Torres passa para fase de construção de muro

A 5ª Semana de Inovação é uma realização do Ministério da Economia, da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Faculdade LatinoAmericana de Ciências Sociais, com apoio de diversas instituições públicas e privadas.

Fonte: Agência Sebrae

COMENTE ABAIXO:

Propaganda
Clique para comentar

Você precisa estar logado para postar um comentário Login

Deixe uma resposta

Brasil

Empreendedorismo feminino ganha espaço exclusivo no Sebrae

Publicados

em

Por

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, o Sebrae preparou para o mês de março uma série de atividades para destacar a força da mulher empreendedora. Com o slogan “Empreender é poder”, nesta segunda-feira (2), será lançado espaço exclusivo dentro do Portal Sebrae para o empreendedorismo feminino. Além de inspirar mulheres a empreender de forma sustentável, a nova página vai funcionar como uma porta de entrada para os serviços e soluções oferecidos pelo Sebrae a esse público. São diversos conteúdos, como artigos sobre empreendedorismo feminino, dicas e informações sobre os projetos da instituição voltados para mulheres que sonham em empreender ou já possuem uma empresa. O espaço também busca incentivar mulheres a compartilhar histórias de superação no mundo dos negócios.

De acordo com coordenadora nacional de empreendedorismo feminino do Sebrae, Renata Malheiros, a criação da página foi pensada justamente para reforçar a importância de políticas de sensibilização e de tomada de consciência para mulheres. “As mulheres enfrentam mais desafios para se tornarem donas de seus próprios negócios e há muito desconhecimento das dificuldades enfrentadas. Existe uma questão cultural que influencia muito e é preciso reforçar constantemente esse discurso que as mulheres são capazes de empreender”, destacou.

Leia Também:  Consultora de negócios quer oficializar B.O. por "supostas" ameaças de Perlla

Além de conteúdo e informação, a página vai facilitar o acesso aos cursos online oferecidos de forma gratuita pelo Sebrae, com destaque para as capacitações voltadas para o desenvolvimento de soft skills (habilidades socioemocionais), consideradas como grandes desafios a serem superados pelas empreendedoras. “As mulheres no Brasil são mais escolarizadas que os homens e são boas nas chamadas competências técnicas (planejamento, gestão etc.) mas, por causa da cultura, ainda enfrentam dificuldades na hora de fazer um networking, tomar decisões com autonomia, assumir posição de liderança e defender uma ideia”, explicou Malheiros.

Programação
Por meio da nova página, o Sebrae também vai oferecer webinários ao longo do mês de março, com a participação de especialistas e mulheres reconhecidas em suas áreas de atuação. Entre os temas escolhidos estão liderança, finanças, inovação, política, entre outros.

O mês de março também terá diversos conteúdos para inspirar as mulheres nas redes sociais do Sebrae. Na próxima quinta-feira (5), será realizada uma live, a partir das 14h30, com a presença de duas empreendedoras de sucesso no DF. As convidadas são a empresária Adama Djalo, que veio de Guiné-Bissau (África) e hoje é dona do Salão Ouro Negro em Taguatinga (DF), e a paraibana formada em Direito, ex-servidora pública Giovanna Maia, proprietária do bar Loca Como Tu Madre, em Brasília.

Leia Também:  Viaduto na Av. das Torres passa para fase de construção de muro

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA