26 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

ONU: Bolsonaro falará sobre meio ambiente, agropecuária e pandemia

Em entrevista, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que abordará vários temas no discurso de abertura da Assembleia-Geral das Organizações Unidas,nesta terça-feira (21). Entre os quais meio ambiente, turismo, agronegócio, além de ações do governo brasileiro no combate à pandemia.O presidente Jair Bolsonaro chegou a Nova York por volta das 17h do domingo e no hotel Intercontinental se reuniu com três ministros para ajustar detalhes do discurso.“A viagem foi tranquila. No discurso, irei falar sobre meio ambiente, turismo, agronegócio e as ações do governo no combate à pandemia. O texto, que já está pronto, será tranquilo e bastante objetivo. Irei apenas dar um novo polimento. Devo falar por cerca de 20 minutos e, a princípio, eu farei o discurso de improviso”, destacou Bolsonaro.Ainda na terça o chefe de estado brasileiro terá um encontro com o secretário-geral da ONU, António Guterres, antes do discurso de abertura às 9h da manhã. Bolsonaro deve retornar a Brasília às 21h.

APOIO FORTE

STF diz que Fux se manifestará sobre manifestações do 7 de setembro | Jovem  Pan

A coluna apurou que  nesta semana devem entrar em ação, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, e o ministro Luís Roberto Barroso  para tentar ajudar a destravar, no Senado, a indicação de André Mendonça à Corte.De acordo com fontes da coluna, Fux já procurou tanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), quanto o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), para pedir que pautem a análise da indicação de Mendonça. Já o minisro Barroso só teria conversado com Alcolumbre. Presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, que tem a prerrogativa de marcar a sabatina.

 DEU NA MÍDIA

Rogério Marinho é o novo ministro do Desenvolvimento Regional — Português  (Brasil)
O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, direcionou R$ 1,4 milhão do chamado orçamento secreto para a obra de um mirante turístico vizinho a um terreno onde construirá um condomínio privado no município de Monte das Gameleiras, no agreste do Rio Grande do Norte.Segundo informações do jornal O Estado de S. Paulo, a atração turística fica a cerca de 300 metros da propriedade do ministro. O investimento bancado com dinheiro público tende a valorizar o mais novo negócio particular de Marinho, um condomínio de 100 casas num terreno de seis hectares em sociedade com Francisco Soares de Lima Júnior, seu assessor de confiança no ministério. O empreendimento foi batizado de Condomínio Clube do Vinho.

BASTIDORES

Uma nota que vem circulado nos últimos dias em redes sociais, indicando que o ex-presidente e maior ladrão do País, Luiz Inácio Lula da Silva, entrou para o ranking dos líderes mais corruptos da história da humanidade, vem sendo contestada pelas famosas agências de checagem.O fato, é verdade, não foi publicado pela citada organização não-governamental de anti-corrupção sediada na Alemanha, chamada Transparência Internacional, nem nas revistas que são mencionadas pelo texto. Mas os dados são condizentes com a realidade.

BASTIDORES

Bolsonaro se reúne com primeiro-ministro britânico nesta segunda - Notícias  - R7 Brasília

Já  estão circulando em Brasília, comentários o sentido de que a variedade de políticos que se apresenta à população como terceira opção de voto para as eleições presidenciais do ano que vem dificulta a construção de uma candidatura que seja forte o suficiente para bater de frente com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Enquanto os dois principais nomes da política nacional detêm uma parcela importante do eleitorado, a pulverização entre os demais candidatos afasta a possibilidade de que algum deles mude o destino do pleito.Por mais que algumas estatísticas apontem a intenção de parte dos brasileiros de votar em um nome que não seja Bolsonaro ou Lula, como o recorde de abstenções nas eleições de 2018 (42,1 milhões de brasileiros votaram nulo, branco ou não compareceram ao local de votação), a impressão de momento é de que a terceira via não vai decolar.

ESCLARECIMENTO

Nesta segunda-feira (20), governadores de 19 Estados e do Distrito Federal divulgaram uma carta em que rebatem o argumento do presidente Jair Bolsonaro, que diz que o preço dos combustíveis aumentou por conta do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Na nota, os políticos afirmam que nenhum Estado aumentou o ICMS nos últimos 12 meses e que o valor alto da gasolina é um problema nacional. “Os governadores dos entes federados brasileiros signatários vêm a público esclarecer que, nos últimos 12 meses, o preço da gasolina registrou um aumento superior a 40%, embora nenhum Estado tenha aumentado o ICMS incidente sobre os combustíveis ao longo desse período. Essa é a maior prova de que se trata de um problema nacional, e não somente de uma unidade federativa.

RACIONAMENTO

Sobretaxa na conta de energia elétrica pode subir 50%

A Câmara dos Deputados realiza nesta quarta-feira, 22, uma audiência pública para debater a volta do horário de verão. Com a falta de chuvas e a crise energética, muitos setores têm se mostrado receosos com a possibilidade de racionamento. O entendimento é que a mudança no relógio pode impactar positivamente nos negócios. Alguns especialistas acreditam que o horário de verão pode reduzir quase 5% o consumo de energia no final da tarde. Para a audiência desta quarta-feira, foram convidados o economista Claudio Frischtak, professor do Instituto de Economia da UFRJ , Nivalde de Castro, e um representante do Ministério de Minas e Energia.

ECONOMIA

Economia brasileira deve crescer 4% em 2021, e PIB industrial, 4,4% -  Agência de Notícias da Indústria

A previsão do mercado financeiro para o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), considerada a inflação oficial do País, subiu, novamente, de 8% para 8,25% neste ano.É a 24ª elevação consecutiva na projeção. A estimativa está no Boletim Focus desta segunda-feira (20), pesquisa divulgada semanalmente pelo BC (Banco Central), com a projeção para os principais indicadores econômicos. Para 2022, a estimativa de inflação é de 4,10%. Para 2023 e 2024, as previsões são de 3,25% e 3%, respectivamente.A previsão para 2021 está acima da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. A meta, definida pelo Conselho Monetário Nacional, é de 3,75% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 2,25% e o superior de 5,25%.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS