24 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

Novos comandantes militares agradam ao Planalto pela carreira sólida

SIM SENHOR, NÃO SENHOR

O general Paulo Sérgio é o novo comandante do Exército. O martelo já foi batido pelo ministro da Defesa, Braga Neto, e aprovado pelo presidente Jair Bolsonaro. O nome do general e os dos novos comandantes da Marinha, almirante Almir Garnier dos Santos, e da Aeronáutica, brigadeiro Batista Junior, surpreenderam, pois são muito respeitados nas Forças Armadas, sobretudo pelas sólidas carreiras que eles desenvolveram. Paulo Sérgio substitui o general Edson Pujol. O almirante Garnier entra no lugar de Ilques Barbosa Junior. E o brigadeiro Batista Junior substitui Antonio Carlos Moretti Bermudez, ambos demitidos na terça-feira. A pergunta que se faz agora é se os novos comandantes terão independência, ou rezarão pela cartilha do presidente Bolsonaro ao estilo “sim senhor, não senhor”!

SEGUE O BAILE

O vice-presidente da República, Hamilton Mourão, afirmou nesta quarta-feira que ‘não muda nada’ com a troca dos comandantes das Forças Armadas. O general da reserva afirmou que Exército, Marinha e Aeronáutica continuarão se pautando pela legalidade, legitimidade e estabilidade. “Sempre dentro da estabilidade de seus princípios e valores. Não muda nada”, disse. Mourão defendeu que o critério de antiguidade, que considera o tempo de carreira e a quantidade de anos que generais já possuem altas graduações, seja usado para a escolha dos novos comandantes. “Segue o baile”, disse Mourão.

BORA TRABALHAR!

Momentos antes do anúncio do calendário do auxílio emergencial, o presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a política de fechamento de comércios em meio ao aumento de casos da Covid-19 no país. Ele reconheceu que a quantia paga nesta rodada é menor, mas rebateu dizendo tratar-se de um endividamento, e que a solução é o retorno da população ao trabalho. “O calendário com a volta do auxílio emergencial por quatro meses é mais um endividamento da União. Não é um dinheiro que estava no cofre, isso pesa para todos nós. É uma conta que fica para nós e talvez para gerações futuras também”, disse.

IMPEACHMENT, DE NOVO?

Deputados e senadores de oposição entraram nesta quarta-feira com mais um pedido de impeachment contra o presidente da República Jair Bolsonaro, desta vez pelo o que classificam por uso político das Forças Armadas. O pedido já foi protocolado. Para ser analisado pelo Congresso, o pedido precisa ser pautado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Assinado por dois senadores, Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e Jean Paul Prates (PT-RN), e três deputados, Alessandro Molon (PSB-RJ), Marcelo Freixo (Psol-RJ) e Arlindo Chinaglia (PT-SP), o pedido elenca sete situações em que podem ter sido cometido crimes de responsabilidade pelo presidente ao trocar o ministro da Defesa e a cúpula das Forças Armadas no início desta semana. Esse é o 75º pedido de impeachment do presidente da República em dois anos.

EM NOME DO PAI

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, quase que pediu “pelo amor de Deus” que não haja aglomeração durante o feriado da Semana Santa. Sem questionar a fé católica, ele disse que não há o que se comemorar. “Nossa sociedade está tão fragilizada”, disse o cardiologista em audiência na Câmara dos Deputados nesta quarta-feira. Queiroga também defendeu o uso de máscaras. Ele afirmou que o Ministério da Saúde deve orientar Estados e municípios para alinhar as ações contra a covid-19 e evitar a adoção de “medidas extremas”, como um lockdown. “Até porque a população não adere”.

 MILIONÁRIO E “ESQUECIDO”

O Procon de São Paulo enviou uma solicitação à Caixa para que o banco identifique o vencedor “desaparecido” da Mega da Virada 2020. A demanda é para que ele fosse pago antes do vencimento do prazo, nesta quarta-feira (31). Caso o vencedor não seja encontrado, esse será o “maior esquecimento” das loterias brasileiras até agora. O prêmio de R$ 162.625.108,22, nesse caso, deve ir para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Para levar a bolada, bastava que o ganhador se apresentasse em qualquer agência da Caixa ou casa lotérica credenciada nos últimos três meses, com um documento de identificação oficial com foto e o comprovante da aposta impresso. Como o jogo foi feito pela internet, também era possível gerar um QR code para ser escaneado na agência. Enfim, esse irá continuar pobre!

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS