26 C
Cuiabá
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img

DESAFIO: Congresso Nacional adia reformas para 2022

Pressionado e cobrado por lideranças, o Congresso Nacional tem um desafio para 2022: cumprir o papel de legislar em um ano eleitoral. Enquanto o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), considera importante o Legislativo avançar na deliberação de temas importantes para o país, parlamentares preveem muitas dificuldades. Além da eleição, que afeta o trabalho de deputados e senadores, a falta de articulação política do governo é considerada grande obstáculo na aprovação de matérias relevantes.
SEM PRIODADE
Angelo Coronel diz que apresentará projeto específico para corrigir tabela do IRPF - JOTA

Avaliadas como prioritárias, as reformas do Imposto de Renda e Administrativa estão travadas no Congresso dificilmente serão aprovadas em 2022, ano eleitoral. No Senado, o relator da reforma do IR, senador Ângelo Coronel, afirma que a proposta em andamento será arquivada. Já a PEC 32, que prevê a reforma administrativa, permanece em discussão na comissão especial e não há articulação do governo para fazê-la avançar no colegiado e levá-la ao plenário da Câmara nas próximas semanas – antes do recesso parlamentar.
BASTIDORES
De forma surpreendente, o empresário bolsonarista Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, elogiou o ex-juiz federal Sergio Moro, que é desafeto do presidente Jair Bolsonaro (PL)Pelo twitter, Hang parabenizou o ex-ministro da Justiça “por se posicionar contra as mentiras faladas pelo Lula”. Na tarde de quarta-feira, Moro fez um vídeo em que rebateu as declarações feitas por Lula em entrevista, na qual disse que a Lava-Jato “quebrou a Petrobras”.
ORÇAMENTO
Tribunal de Contas da União / Federal Court of Accounts, B… | Flickr
Provavelmente, o Congresso Nacional deve votar o Orçamento da União para 2022 na próxima segunda-feira (21). O relatório ainda encontra pendências para ser aprovado na Comissão Mista de Orçamento (CMO), mas este precisa ser analisado até esta sexta-feira (17) para que o Congresso vote o orçamento na próxima semana.
PF PROTETORA
O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (16), durante a cerimônia de encerramento do Curso de Formação Profissional de Agente de Polícia Federal, em Brasília, que a Polícia Federal o salvou da morte após a facada recebida em setembro de 2018, em Juiz de Fora, durante período de campanha. O chefe do Executivo se disse grato aos militares e pediu que comparecessem ao palco os que fizeram parte do grupo de segurança que o acompanhou na data.
DEU NA MÍDIA

Gladson Cameli, governador do Acre, é alvo de operação da PF
O governador do Acre, Gladson Cameli, é um dos alvos da Operação Ptlomeu, deflagrada na manhã desta quinta-feira (16) pela Polícia Federal em conjunto com a Controladoria-Geral da União. Foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão e um apartamento do governador está entre os endereços. O objetivo é desarticular organização criminosa envolvendo ilícitos de corrupção e lavagem de dinheiro relacionados à cúpula do Governo do Estado do Acre.
INFORMAÇÃO
Segundo nota da Polícia Federal, a investigação é autorizada pelo Superior Tribunal de Justiça (STF) e identificou um grupo criminoso, controlado por empresários e agentes políticos ligados ao Poder Executivo estadual acreano, que atuavam no desvio de recursos públicos, bem como na realização de atos de ocultação da origem e destino dos valores subtraídos. O grupo teria movimentado mais de R$ 800 milhões.
MINISTRO DESCANSADO

Marcos Pontes ironiza apagão do Lattes: 'Vai morrer por causa disso?' | Guia do Estudante
Enquanto a maioria dos ministros deixou para tirar férias apenas no final do ano, o titular do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o astronauta Marcos Pontes , não teve qualquer cerimônia em se ausentar da pasta várias vezes ao longo deste ano.Na próxima semana, ele sairá de férias pela quinta vez em 2021. Com isso, somará nada mais que 51 dias de “descanso” ao longo do ano, segundo registros do Diário Oficial da União. O total soma mais tempo de férias do que Marcos Pontes teria direito pelos três anos de trabalho na gestão Bolsonaro.
INVESTIMENTOS
O aumento das importações de insumos e de máquinas e equipamentos em novembro sinalizam expectativas favoráveis para a indústria de transformação e para a agropecuária, apontou o Indicador de Comércio Exterior da Fundação Getúlio Vargas (FGV)O volume importado de máquinas e equipamentos – considerado como investimentos no cálculo do Produto Interno Bruto (PIB) do País – para a indústria de transformação cresceu 2,2% em novembro de 2021 ante novembro de 2020, acumulando um avanço de 7,8% nos 11 primeiros meses deste ano. Já a importação de máquinas e equipamentos para a agropecuária saltou 82,5% em novembro ante novembro do ano passado, com crescimento acumulado no ano de 33,7%.
PESQUISA CNT

Justiça Federal absolve Lula de suspeita de favorecer montadoras | CNN Brasil
Em meio à movimentação antecipada de pré-candidatos à Presidência em 2022, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece com 43% das intenções de voto e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem a preferência de 26% dos eleitores. Os dados são da pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNT) em parceria com o Instituto MDA, realizada de 9 a 11 de dezembro de 2021 e divulgada nesta quinta-feira(16).

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS