Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

BASTIDORES DA REPÚBLICA

Bolsonaro diz ter ‘vontade’ de privatizar a Petrobras

Publicados

em

Ganhou repercussão no mercado financeiro , a declaração do  presidente Jair Bolsonaro (sem partido)  nesta quinta-feira (14), no sentido de que tem  “vontade” de privatizar a Petrobras. Em entrevista à rádio evangélica Novas de Paz, de Pernambuco,  e em meio a críticas pela alta no preço do combustível, ele queixou de não poder direcionar o preço do combustível por ser crime de responsabilidade, mas de levar “a culpa“. “Já tenho vontade de privatizar a Petrobras, tenho vontade. Vou ver com a equipe da economia o que a gente pode fazer .Eu não posso, não é controlar, eu não posso melhor direcionar o preço do combustível. Mas quando aumenta, a culpa é minha. Aumenta o gás de cozinha, a culpa é minha. Apesar de ter zerado o imposto federal, coisa que não acontece aí por parte dos governadores”, completou.

OTIMISMO

Petrobras investirá R$ 8 bilhões, nos próximos cinco anos, para perfurar  poços de petróleo; bacias Pará-Maranhão estão entre as prioridades da  estatal - CPG Click Petroleo e Gas

A reação às declarações  do  presidente foram imediatas. Por volta das 10h30, de hoje,  os papéis da Petrobrás  registravam alta de 1,49% (ordinárias) e 1,42% (preferenciais). Ao mesmo tempo, o Ibovespa caía a 0,07%. Perto de 12h08, os papéis ainda subiam, a 1.13% (preferenciais) e 0,36 (ordinárias).Recentemente,  o ministro da Economia, Paulo Guedes, levantou a possibilidade de vender ações da petroleira e usar o ganho para custear programas sociais como alternativa para a privatização da empresa. “Quando o preço dos combustíveis sobe, os mais frágeis estão com dificuldade. Imagine então se eu vender um pouco das ações da Petrobras e der pra eles esses recursos? Não faz sentido o país ficar mais rico e o pobre ficar mais pobre”, disse.

SEM RACIONAMENTO

Em outra área sensível do governo, o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, reiterou hoje (14), que o país não corre risco de racionamento de energia devido à grave crise hídrica. Segundo ele, desde o ano passado, o governo tem monitorado a situação e tomado as medidas necessárias para garantir o abastecimento de energia. “É importante destacar que estamos vencendo a batalha, ou seja, com base nas mais recentes, projeções apresentadas no Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, não trabalhamos com a hipótese de racionamento tendo em vista todas as medidas que estão sendo tomadas desde outubro de 2020”, explicou o ministro.

Leia Também:  Trabalhadores nascidos em janeiro podem sacar auxílio emergencial

SEM AVANÇOS

Bolsonaro afirma querer privatizar a Petrobras e diz não conseguir  controlar preço do combustível - PontoPoder - Diário do Nordeste

Ainda não decolou a  grande aposta do presidente Jair Bolsonaro para tentar recuperar a popularidade e pavimentar o projeto de reeleição, o ‘Auxílio Brasil’ segue empacado no Congresso Nacional. A princípio, Bolsonaro planejava lançá-lo em novembro, data improvável já que a MP 1061/2021 que criou o programa está parada na Secretaria Legislativa do Congresso. A MP foi enviada pelo Planalto em agosto e corria risco de “caducar” (perder a validade), mas o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), decidiu prorrogá-la por mais 60 dias. Outros dois projetos – reforma do Imposto de Renda e a PEC dos Precatórios – fontes de financiamento do novo auxílio, avançam devagar.

DEU NA MÍDIA

Ciro rebate Dilma: 'Incompetente, inapetente e presunçosa' - Politica -  Estado de Minas

A discussão entre Dilma Rousseff (PT) e Ciro Gomes (PDT) nas redes sociais continua. Em tréplica, a ex-presidente destilou deboche ao afirmar que “só Ciro Gomes é competente”, após ser criticada pelo presidenciável. E continuou: “quando se trata de mulher, sua visão não é só inadequada, é também profundamente misógina”.Dilma ainda lamentou o fato de o pedetista se arrepender em lutar contra o impeachment sofrido por ela. A ex-presidente disse que Ciro usa os mesmos argumentos dos golpistas que diz ter combatido”, e que ele distorce fatos. A petista ainda comparou o político com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido): – “Ambos adoram quando os alvos de suas agressões reagem. Precisam disso para obter likes e espaço na mídia. É disso que se alimentam. Infelizmente para Ciro, encerro esta polêmica estéril por aqui”, completou.

MEDIADOR

Em um jantar com empresários, altos executivos e banqueiros promovido ontem (13) em São Paulo pela Esfera Brasil, Fernando Haddad deu alguns recados, boa parte deles com o objetivo de tranquilizar a elite empresarial se Lula vencer a eleição em 2022.Entre os presentes, estavam Luis Henrique Guimarães, CEO da Cosan; Jan Jereissati, CEO da Ambev; José Olympio Pereira, presidente do Credit Suiss; Florian Bartunek, gestor do fundo Constellation; Ricardo Saad, da Band; e Washington Cinel, que representou a ala bolsonarista do empresariado.

Leia Também:  Sinfra abre inscrições de seletivo para contratação temporária de arquitetos e engenheiros

AÇÃO DO STF

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (14), derrubar a lei que autoriza a venda de medicamentos que prometem o emagrecimento. O placar ficou em 7 votos a 3. Sete ministros votaram pela proibição da comercialização dos remédios: Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Rosa Weber, Gilmar Mendes e Luiz Fux. Os ministros Nunes Marques, Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso divergiram.Nunes Marques foi acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso. De acordo com eles, “a eliminação total de medicamentos eficazes de modalidades de obesidade coloca em risco milhares de pessoas que não têm acesso a outros medicamentos”.

LUTA VÁLIDA

Projetos buscam garantir vacinação da população brasileira contra Covid-19  - Notícias - Portal da Câmara dos Deputados

O Brasil ultrapassou nesta quarta-feira (13), a marca de 100 milhões de pessoas com imunização completa contra a Covid-19, incluindo vacinados com duas doses (Pfizer, AstraZeneca e Coronavac) e a dose única (vacina da Janssen). O total de imunizados é de 100.357.628 segundo levantamento realizado pela Agência CNN com base em informações das secretarias estaduais de Saúde de todo o país. De acordo com o Ministério da Saúde, o número corresponde a 62,5% do público-alvo da campanha de vacinação. Nesta quarta-feira, o índice de vacinados com a primeira dose está em 93,7%, segundo o ministério. A pasta prevê, para até o final de outubro, a chegada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) de mais 51,5 milhões de doses de vacinas, sendo 15,3 milhões da AstraZeneca e 36,1 milhões do imunizante da Pfizer.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Bastidores da República

‘Não vou dizer que meu governo não tem corrupção’, admite Bolsonaro

Publicados

em

Ganhou grande espaço no noticiário político a fala do presidente Jair Bolsonaro (PL), no sentido de quer não há como afirmar 100% que seu governo não tem corrupção. Nesta segunda-feira (06) aos apoiadores no “cercadinho” do Palácio do Planalto, o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), afirmou que não há como afirmar 100% que seu governo não tem corrupção.
ASPAS DE BOLSONARO

Bolsonaro acena com filiação ainda neste ano | CNN Brasil
Bolsonaro disse que não consegue saber o que acontece com milhares de servidores, mas que a maioria é honesta. “Não vou dizer que no meu governo não tem corrupção. A gente não sabe o que acontece muitas vezes. Se tiver qualquer problema no meu governo a gente vai investigar aí. Não posso dar conta de mais de 20 mil servidores comissionados, ministérios com 300 mil funcionários. A grande maioria são (sic) pessoas honestas”, disse o presidente.
EVANGELICOS NO STF
Mais uma promessa… O presidente Jair Bolsonaro sinalizou nesta segunda-feira (6) que, se for reeleito em 2022, buscará emplacar mais dois ministros evangélicos para o STF (Supremo Tribunal Federal).A fala aconteceu em conversa com apoiadores na manhã de hoje, em Brasília, e foi captada pelo canal Foco do Brasil, no YouTube. “Se eu for candidato e for reeleito, a gente bota mais dois no início de 2023 lá [no Supremo]”, disse o presidente.
CATÒLICO DESDE CRIANCINHA

Apoiadores de Bolsonaro estão na Esplanada dos Ministérios para posse
A promessa foi feita após um apoiador, se referindo a Bolsonaro, dizer que sempre afirmava a outras pessoas que pressentia que, antes de morrer, veria uma pessoa evangélica no comando da República. O presidente, então, o corrigiu, afirmando não ser evangélico, mas católico – quem é declaradamente protestante, no caso, é a primeira-dama, Michelle Bolsonaro
BOLSOLÃO
Em meio à polêmica em torno das emendas de relator, o senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) busca pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a criar a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Orçamento Secreto. Além disso, Vieira busca “com urgência” assinaturas de outros senadores para engrossar o coro no pedido da “CPI do Bolsolão”..
MAIS UMA VÌTIMA
Ninguém escapa da violência que vem aumentando de forma significativa aqui em Brasília. A vítima desta vez foi o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Benjamin Zymler, que teve a casa invadida por dois bandidos, na tarde deste sábado (4). Um deles rendeu Zymler e colocou uma arma de fogo na cabeça do ministro. A residência fica no Lago Sul, área mais nobre de Brasília, formada apenas por casas, muitas delas mansões.
DEU NA MÍDIA
Os dois criminosos renderam também a mulher e a filha de Zymler. A informação é da coluna Grande Angular, do portal Metrópoles, que entrevistou o ministro. Ele disse que os homens pretendiam juntar a família e levá-la a um só cômodo, para roubar objetos de valor da residência .“Foi a primeira vez que colocaram uma arma na minha cabeça. Não levaram nada da casa, mas é uma situação bem chata”, contou Zymler.
CASTIGADO
Governador afastado do Tocantins joga pesado para reaver cargo no STJ | VEJA

Está inelegível o aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o governador afastado, Mauro Carlesse (PSL), que usou recursos públicos para beneficiar a prefeita de Gurupi, Josi Nunes nas eleições de 2020. Segundo a sentença do juiz Nilson Afonso, o governador foi condenado por “abuso de poder político por meio da utilização de bens e servidores públicos, uso de veículos oficiais, pagamentos de sites de notícias e distribuição de cestas básicas sem critérios objetivos durante o ano eleitoral”.
IGUALDADE
O espaço para mulheres e negros em cargos de chefia dentro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) aumentou em 2021 sob a regra da paridade de gênero. Quatro estados elegeram mulheres pela primeira vez em 90 anos de OAB, por exemplo. No entanto, o caminho para a igualdade de gênero e racial dentro da entidade que representa os advogados brasileiros permanece estreito. A falta de diversidade e a hegemonia de homens brancos no poder se perpetuam por oito décadas. No Conselho Federal da OAB, por exemplo, desde 1933 nenhuma mulher ou negro ocupou a presidência.
ECONOMIA

Leia Também:  Deputado Nininho agradece o empenho do governo em prol da MT-130

Mercado projeta inflação maior em 2021 | Brasil | Valor Econômico
O mercado financeiro prevê que a inflação oficial do país, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), ficará acima de 5% em 2022. Caso a projeção seja confirmada, representará o estouro da meta pelo segundo ano consecutivo. A informação consta do relatório Focus, divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Banco Central (BC). As projeções foram colhidas na semana passada com mais de 100 instituições financeiras. A meta central de inflação para o ano que vem, definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), é de 3,5% e será considerada formalmente cumprida se ficar entre 2% e 5%. O mercado financeiro, porém, já projeta 5,02%.

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA