28 C
Cuiabá
quarta-feira, abril 24, 2024
spot_img

Aras diz que PGR pode ‘avançar’ na investigação contra políticos

Em rede nacional, o procurador-geral da República, Augusto Aras, afirmou que o relatório da CPI da Covid poderá “avançar” na apuração sobre autoridades com foro privilegiado. A mensagem foi publicada após Aras ter recebido na sede da PGR em Brasília um grupo de senadores da CPI. O documento pede 80 indiciamentos e atribui ao presidente Jair Bolsonaro nove crimes durante a pandemia. “Esta CPI já produziu resultados. Temos denúncias, ações penais, autoridades afastadas e muitas investigações em andamento e agora, com essas novas informações poderemos avançar na apuração em relação a autoridades com prerrogativa do foro nos tribunais superiores”, disse Aras  em comunicado divulgado pela PGRO presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM), o relator, Renan Calheiros (MDB-AL) e o vice-presidente, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), foram pessoalmente entregar o documento. Segundo a PGR, Aziz fez um breve relato do trabalho, lembrou o número de mortos em decorrência da pandemia e destacou a resistência do governo federal na compra de vacinas como um dos fatos mais graves apurados pela CPI.

BILHÕES PARA FERROVIAS

Ferrovia Norte-Sul é a espinha dorsal do transporte ferroviário — Português (Brasil)

Recentemente aprovado pelo Congresso Nacional, o marco legal das ferrovias deve gerar 100 bilhões de reais em investimentos privados nos próximos anos, além da implementação de mais de 7 mil quilômetros de trilhos, garantiu  o ministro Tarcísio de Freitas, da infraestrutura. “Há uma demanda latente por autorizações ferroviárias”, disse o ministro nesta quarta, 27, durante painel do AgroForum, evento do BTG Pactual que reúne empresas, agentes governamentais e especialistas para debater temas como inovação, empreendedorismo e tendências do agronegócio. “O efeito (da aprovação da medida) superou muito as expectativas. Recebemos 23 pedidos de autorização, e esperávamos inicialmente seis ou sete. A ideia é que ramais menores, que ligam, por exemplo, portos regionais a locais de produção, possam sair mais rapidamente do papel. “Por que não estamos levando grãos do Mato Grosso para o oeste de Santa Catarina, que tem uma forte indústria de proteína animal? Faltava facilitar a construção de short lines”, afirmou Tarcísio.

SEMPRE AMIGOS

Trump exalta Bolsonaro em dia de pedido de indiciamento pela CPI da Covid - 26/10/2021 - Mundo - Folha

Repercussão internacional. Após  o resultado final da CPI da Covid, confirmando o pedido de indiciamento  do presidente Jair Bolsonaro, o  ex-presidente dos EUA Donald Trump divulgou um comunicado manifestando apoio ao brasileiro . No comunicado, que foi inicialmente divulgado por e-mail e compartilhado no Twitter por redes conservadoras como a RSBNetwork, o republicano faz diversos elogios a Bolsonaro e afirma que o presidente “nunca decepcionará as pessoas no Brasil. O presidente Jair Bolsonaro e eu nos tornamos grandes amigos nos últimos anos. Ele luta muito e ama o povo do Brasil – assim como eu faço pelo povo dos Estados Unidos. O Brasil tem sorte de ter um homem como Jair Bolsonaro trabalhando para eles. Ele é um grande presidente e nunca decepcionará o povo de seu grande país!”, destacou.

DOR DE CABEÇA

E falando em Bolsonaro, ele voltou a comentar que considera privatizar a Petrobras e afirmou que a estatal serve para lhe dar “dor de cabeça” e para prestar serviço aos seus acionistas. Em entrevista à Jovem Pan News, o presidente disse que, ao contrário do que ocorre normalmente no investimento em ações, quando o investidor pode ganhar ou perder, no caso da Petrobras, de acordo com a avaliação de Bolsonaro, os acionistas sempre ganham. “Alguns acham que a culpa é minha, alguns acham que eu posso interferir na Petrobras. Eu vou responder processo, o presidente da Petrobras vai acabar sendo preso. É uma estatal que, com todo respeito, só me dá dor de cabeça. Nós vamos partir pra uma maneira de quebrarmos mais monopólio, até botar no radar da privatização”, disse.

BASTIDORES

Na filiação ao PSD, Pacheco evoca Tancredo e JK e fala em fome e pandemia | VEJA

O ruído político é forte em Brasília no sentido  de que o atual presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (MG), que oficializou sua filiação ao PSD de Gilberto Kassab, tem tudo para ser o vice na chapa de Lula. Em um discurso breve, Pacheco disse que espera contribuir para que o país “recupere sua autoestima”. Da minha parte, eu quero contribuir para que o Brasil recupere a sua autoestima e a sua paz, que voltemos a sorrir, ter esperança e felicidade para ser o país que queremos e merecemos”, disse ele, em seu discurso. Minutos antes, ele havia sido apresentado por Gilberto Kassab como o “candidato à presidência do PSD”. Ele também reafirmou seu compromisso com a política baseada no diálogo e na moderação. Pacheco afirmou que, enquanto presidente do Senado, pretende manter conversas com os atores políticos, inclusive com o Palácio do Planalto.

DEU NA MÍDIA
Tereza Cristina influencia nova postura do Itamaraty sobre o clima | VEJA

Elogiada até pela oposição e incentivada pela bancada ruralista – a maior do Congresso Nacional – a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM/foto) conversa com partidos que podem viabilizar sua vaga de vice de Jair Bolsonaro na disputa à reeleição em 2022. No União Brasil, oriundo da fusão do PSL com o DEM, a ministra não fica. Pode até ser uma chapa “puro sangue”, já que, além de Tereza Cristina, o presidente também alinha uma possível filiação ao Progressistas. Entusiastas da indicação de Tereza como vice defendem a habilidade dela para gerenciar crises, como a mais recente da carne bovina. E o bom trânsito no poderoso e bilionário setor do agronegócio. O plano B da ministra é concorrer a uma vaga no Senado pelo Mato Grosso do Sul.Tereza Cristina enviou carta à Administração Geral das Alfândegas da China colocando-se à disposição para tratar pessoalmente da demora na retomada das importações pelo país asiático.

ECONOMIA

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) caiu em 22 dos 30 setores industriais consultados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), em outubro. Apesar disso, o indicador de todos os setores segue acima dos 50 pontos, em uma sinalização de que os empresários de todos os setores se mostram confiantes. O índice varia de 0 a 100 pontos, com uma linha de corte em 50, o que divide a confiança da falta de confiança .Os setores com as maiores quedas de confiança em outubro foram: Outros equipamentos de transporte (o ICEI do setor passou de 58,1 para 53,9 pontos entre setembro e outubro); Celulose, papel e produtos de papel (caiu de 58,4 para 55,5 pontos); e Serviços especializados para construção (queda de 56,8 para 54,2 pontos no mesmo período).Os setores com os avanços mais significativos de confiança foram: Couro e artefatos de couro (subiu de 56,1 em setembro para 60,7 pontos em outubro); Impressão e reprodução de gravações (passou de 55,1 para 57,1 pontos entre um mês) e outro; e Móveis (acréscimo de 1,9 ponto na confiança). O índice saiu 54,7 pontos para 56,6 pontos.

INFORME AGRO

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina, negou a informação de que a China tenha liberado um lote de carne bovina no Porto de Shanghai. Em entrevista concedida ao canal CNN, a ministra destacou que a liberação está sendo discutida com o governo chinês e que as tratativas estão em fase final. “Temos contêineres chegando na China, mas ainda não houve liberação de nenhuma carga no Porto de Shanghai. A nossa embaixada em Pequim está trabalhando de maneira intensa para que seja resolvido o mais rápido possível”, destacou. A ministra ainda reforça que a relação comercial da China com o Brasil  tem um protocolo específico que suspende os embarques imediatamente após a confirmação de encefalopatia espongiforme bovina (EEB), doença da vaca louca. “Nós estamos realizando reuniões com a parte técnica do ministério para esclarecer aos compradores chineses que não há risco em outros lotes de carne”, informou.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS