Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

INTERNACIONAL

Time de basquete da escola da Arena da Educação conquista medalha de prata

Publicados

em

O time de basquete da Escola Estadual Governador José Fragelli, a Arena da Educação, em Cuiabá, foi condecorada com medalha de prata do Prêmio Quixote de Ouro, realizada pela Rede Internacional de Basquetebol Educativo (Ribe), do Uruguai. A escola e a professora de educação física Majô Dias foram premiadas.

O prêmio é virtual, com certificado enviado digitalmente. Representaram a escola 105 estudantes, dos times masculino e feminino.

Segundo a professora de basquete feminino e orientadora de práticas esportivas, Majô Dias, o prêmio Quixote reconhece projetos desenvolvidos por treinadores, professores de educação física e professores em geral que se destacam pela sua dedicação ao próximo, na sua atividade profissional ou honorária, e que servem de inspiração para todos.

No entendimento da orientadora, a Arena da Educação ultrapassou fronteiras, não somente com atletas em eventos, mas também pelo reconhecimento pelo desenvolvimento global do trabalho de todos os professores da unidade escolar.

A Ribe é uma rede internacional de basquetebol educativa e está embasada em cinco pilares: Mentalidade Criativa, Inclusão, Saúde, Ecologia e Educação pela Paz.

Leia Também:  Especialistas prevêem poucas chuvas e incêndios devem continuar no Pantanal

Atualmente, a Rede Internacional tem representantes em todos os países da América do Sul, Guatemala, República Dominicana, México, Estados Unidos, Portugal, Espanha, Itália e Moçambique. A Comissão Diretiva está constituída pelos presidentes de cada um desses país e o presidente é o italiano Maurizio Mondoni, a maior expressão mundial do minibasquetebol, e tem como secretário geral Hector Zambra (Uruguay).

No Brasil, A Ribe conta atualmente com 64 projetos credenciados que agregam milhares de participantes e centenas de profissionais. O presidente da no Brasil é o professor Dante de Rose Junior.

Em 2017, foi criado o prêmio de mérito internacional para reconhecer os projetos de destaque em todo o mundo. O projeto brasileiro Ursos Basquetebol foi agraciado com a medalha de prata.

Em 2021, o prêmio foi denominado Quixote de Ouro e cinco projetos brasileiros participaram sendo o vencedor o Projeto Basquete Cidadão da cidade de Delmiro Gouveia de Alagoas. Os demais projetos foram agraciados com o Quixote de Prata em reconhecimento à qualidade e importância dos projetos.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTE & CULTURA

Livro sobre mapeamento do brincar será lançado em Chapada dos Guimarães

Publicados

em

O livro “Cartografia do Brincar – Brinquedos e Brincadeiras do Centro da América do Sul”, que traz um mapeamento sobre o brincar de 12 comunidades rurais e bairros de Chapada dos Guimarães, será lançado nesta quarta-feira (19.01), às 17h, no Centro Cultural Casa di Rose. O projeto é um dos selecionados no Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio da Lei Aldir Blanc.

O Centro Cultural Casa di Rose, onde será o lançamento, fica em Chapada dos Guimarães, cidade escolhida para embasar o mapeamento do projeto. A autora Micheli Sierra e equipe de produção percorreram as comunidades e registraram como as crianças e adultos brincam e quais os brinquedos constroem. O livro conta com relatos de mais de 90 brincadeiras, fotos, um mapa conceitual do munícipio elaborado pelo geógrafo Eduardo Rocha, ilustrações em aquarela feitas pela artista plástica Fabrícia Campello e projeto gráfico de Roseli Carnaíba.

“O livro traz o contexto da territorialidade do brincar e da potência da infância, onde a criança é protagonista e narradora de sua própria história. É uma viagem ao devir e um aprofundamento no imaginário, desvelando as contribuições da cultura da infância para um mundo melhor”, destaca Micheli.

Leia Também:  Governo lança edital para preservação do patrimônio cultural mato-grossense

Como contrapartida do projeto, foram entregues 200 exemplares do livro para a Secretaria Municipal de Educação de Chapada dos Guimarães, de modo que o material possa ser aproveitado em sala de aula.

Serviço:

Lançamento do livro “Cartografia do Brincar – Brinquedos e Brincadeiras do Centro da América do Sul”

Data: Quarta-feira (19.01), às 17h

Local: Centro Cultural Casa di Rose – Chapada dos Guimarães

Mais informações: Instagram @cartografiadobrincar

(Com informações da assessoria)

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA