Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

LITERATURA

Produção de escritores mato-grossenses intensivistas estará disponível em biblioteca digital

Publicados

em

No próximo domingo (20.06), às 17h, será lançado o site do projeto “Criação da Biblioteca Digital do Intensivismo”, da professora e pesquisadora Cristina Campos, aprovado no edital Mato Grosso Criativo realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O lançamento será transmitido nos canais do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEL/Unemat), da Revista Pixé Canal Literário e da Editora Carlini & Caniato.

Após o evento de lançamento, a Biblioteca Digital do Intensivismo estará disponível no endereço eletrônico www.intensivismo.com.br. O site hospedará periódicos, documentos e livros referentes ao Intensivismo, movimento literário de vanguarda que aconteceu em Mato Grosso a partir do final dos anos 1940.

Cristina Campos acredita que a disponibilização do acervo digital fomentará a pesquisa acerca desta face da produção literária do Modernismo em Mato Grosso. “O material é de difícil acesso, pois se encontra disperso por acervos familiares e bibliotecas. Venho coletando e digitalizando ao longo de muitos anos”.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Alberto Machado, destaca a importância da disponibilização do acervo. “A digitalização deste segmento literário mato-grossense é muito importante para a valorização da nossa cultura. Permitirá a ampliação do acesso a obras de grandes pensadores, escritores do nosso Estado”.

Leia Também:  Márcio Vidal lança terceiro livro com base em experiências e inquietudes

Além do site, foram produzidos três folders destinados a professores do 3º ano do 2º grau, professores e alunos de Letras e Pós-graduação em Estudos Literários e Cultura Mato-grossense.

Eles trazem informações sobre o movimento, alguns manifestos assinados por Wlademir Dias Pino, além de poemas de tradicionais e jovens autores intensivistas. “Funcionarão como tira-gosto, a fim de despertar o interesse pelo Intensivismo”, destaca Cristina Campos.

O Intensivismo foi reconhecido pela Lei nº 9.244, de 18 de novembro de 2009, como forma de manifestação literária e cultural mato-grossense. Destaca-se pelo simbolismo duplo e superposição de leituras em substituição da concreção da fala. Os poemas são desmontáveis como em um procedimento matemático.

Dentre os escritores de maior expressão deste movimento estão: Wlademir Dias Pino, Benedito Santana da Silva Freire, Rubens de Mendonça, Dias da Cruz, José Lobo, Lopes de Brito, Newton Alfredo, Amália Verlangieri, Agenor Ferreira Leão e Antônio Costa.

Serviço

Live de lançamento do projeto “Criação da Biblioteca Digital do Intensivismo”

Data: 20 de junho de 2021

Leia Também:  Brasil e banco americano assinam acordo de US$ 1 bi em investimentos

Horário: 17h

Local: Canal de Youtube do PPGEL/Unemat, da Editora Carlini & Caniato e da Revista Pixé Canal Literário

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTE & CULTURA

Florada dos Ipês é atração em galeria de fotógrafo cuiabano

Publicados

em

Tendo como identidade de seus trabalhos a Florada dos Ipês, o fotógrafo Amaury Santos celebra o sucesso de sua galeria de arte homônima, localizada no Espaço La Provence, em Cuiabá, onde expõe suas fotografias com a coleção Nature, retratando uma parte de Chapada dos Guimarães, Pantanal e a Lagoa Azul, em Primavera do Leste.

De acordo com Amaury, o convite aconteceu porque seu primo Edson Canuto trabalha no espaço e, em conversa com os proprietários, contou sobre seu trabalho fotográfico. Em uma reunião de apresentação, descobriu-se que além de fotografias de qualidade, os públicos eram afins. Uma vez que, até então, no espaço não se trabalhava com artistas, surgiu a oportunidade e a parceria foi firmada.
As obras foram produzidas e a exposição foi montada. “ Estou muito feliz. É um caminho em construção, as coisas estão fluindo e tenho certeza de que tudo vai dar certo ”, explica ele.

Entre as 15 obras expostas no local, está a premiada em primeiro lugar no Brasília Photo Show, categoria agronegócio: Cavalos Pantaneiros, que retrata o dia a dia do homem pantaneiro, o peão, a lida com o cavalo, o Lago de Manso, a Lagoa Azul em Primavera do Leste, além dos Ipês. Ele também disponibiliza um catálogo com diversos temas das belezas do nosso Estado. As obras serão produzidas de acordo com o tamanho e projeto do ambiente do cliente.

Leia Também:  Ministério tem reuniões com indústrias para garantir kit intubação

A Galeria Amaury Santos, é aberta ao público em geral. Funciona em horário comercial, de segunda a sábado e as vendas das obras são realizadas pela La Provance Decor, loja de decoração que fica no local.
“É bom saber que a minha galeria, está atraindo mais público para o espaço. Isso é um ponto muito positivo”, revela Amaury.

*Serviço*
O que: Galeria Amaury Santos
Horário: Segunda à sexta – 08h30 às 18h / Sábado – 08h30 às 17h.
Onde: Espaço La Provence – Av. Presidente Marques, 35 – Goiabeiras, Cuiabá – MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA