26 C
Cuiabá
quinta-feira, março 28, 2024
spot_img

O espelho como portal para múltiplos universos

O novo livro do jornalista, escritor e poeta Antonio P. Pacheco é uma das obras mais desafiadoras e inovadoras já produzida em terras mato-grossense. Em “O Universo no Espelho, Aqueles Outros e suas Versões das Histórias”, o escritor leva o leitor para um mergulho em múltiplos universos literários expandidos.

O livro se reveste de tributo à grandes nomes de literatura universal e brasileira e, ao mesmo tempo, é se apresenta como uma ponte para unir os extremos da originalidade e da intertextualidade.

Outra novidade: a obra tem formato duplo: livro físico e audiolivro em que cada história trás novas versões de fatos ficcionais narrados por outros escritores da literatura sul-americana, como Gabriel Garcia Marquez, Mário Vargas Llosa, Júlio Córtazar, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Teles; e mundial, como James Joyce, Hernest Hemingway, Vladimir Nabokov e Isaac Bábel.

A intertextualidade foi levada ao paroxismo pelo escritor neste livro. Ao assumir como seus os universos de obras consagradas no cânone literário universal, o autor os reconstrói, os subverte e lança luzes em zonas sombrias e cantos inexplorados, para resgatar origens e dar voz e vida à personagens apenas intuídos, subalternizados.

O lançamento das duas versões da obra, o livro físico e o audiolivro, acontecerá nesta sexta-feira, 17, a partir das 19 horas, no Sesc Arsenal em Cuiabá

A forma como Antonio P. Pacheco se permite romper limites espaço-temporais e contextos empurra para distâncias ainda não percorridas todos os padrões e conceitos acadêmicos da própria intertextualidade.

“Neste livro, em que a matéria prima é a própria literatura e a realidade ficcional já criada, eu busco trazer para o leitor um exercício que é comum ao jornalismo – ou que deveria ser rotina – que é a “suíte” dos fatos já ‘manchetados’, agora com a abordagem do chamado ‘outro lado” das histórias. No ‘O Universo no Espelho (…)’ temos como protagonistas  personagens que, mesmo sendo fundamentais em cada uma das melhores histórias contadas por autores pelos quais eu nutro respeito e admiração,  tinham ficado em segundo plano, nas sombras. Nas minhas histórias, eu lhes dei a oportunidade de serem os narradores desta vez. Assim, o leitor terá o privilégio de conhecer mais e melhor estes novos narradores, como eles testemunham de si mesmos, quem são eles e elas, quais são suas versões para suas histórias, quais foram suas motivações, suas emoções, quais mistérios e quais novas revelações eles nos trazem de suas trajetórias”, explica o escritor.

Antonio P. Pacheco desafia os leitores a atravessarem múltiplos universos literários e sensoriais em seu novo livro

Ao longo das páginas d’O Universo no Espelho (…) ou de sua audição, o leitor/ouvinte é convidado a desvendar, antes do ponto final de cada uma das nove histórias, a quais universos pertenceriam originalmente aquelas personagens, qual seria o autor da primeira versão ou qual é a história que inspirou o escritor Antonio P. Pacheco.

O autor garante que não foi por mera condescendência para com o leitor menos aficcionado pela literatura em geral – como pode se imaginar a princípio – que ao final de cada conto venha a indicação sobre qual história original e autor inspirou os contos do livro. “Sei que isso é desnecessário. Mas, o fiz como um convite para que aqueles que curtem jogos de mistério e comparações, procurem ler ou reler as versões ‘originais’. O objetivo é que possam desfrutar o mais amplamente possível o prazer de uma boa leitura e a fruição prazerosa desses universos expandidos”, argumenta o escritor.

O livro “O Universo no Espelho, Aqueles Outros e suas Versões das Histórias” é um dos projetos contemplados pela Lei Federal Aldir Blanc, Edital nº05/2020 “MT Nascentes”, da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O lançamento das duas versões da obra, o livro físico e o audiolivro, acontecerá nesta sexta-feira, 17, a partir das 19 horas, no Sesc Arsenal em Cuiabá. O evento, além da sessão de autógrafos, terá uma performance de artes plásticas e a intervenção litero-teatral com leitura dramática de trecho de alguns contos que compõem a obra.

 

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS