Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

CINE TEATRO

Homenagem à professora Marília Beatriz Integra programação

Agenda semanal do equipamento cultural da Secel oferece várias opções de cultura e conhecimento

Publicados

em

Marilia Beatriz de Figueiredo Leite

Cida Rodrigues | De 13 a 19 de julho, dentre outras atrações culturais, a programação online do Cine Teatro Cuiabá homenageia a professora Marília Beatriz, incentiva a solidariedade e a luta contra a gordofobia. Confira quais são as opções que o equipamento cultural  da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) oferece para o público de casa nesta semana.

Para começar, nesta segunda-feira (13.07) a jornalista Helô Godoi entrevista o ator e publicitário Eduardo Butakka na live Cine Teatro Convida. Eduardo falará sobre sua trajetória artística e seus cases de sucesso, como Penélope e a professora Geisa. A transmissão acontece às 19h30 pelo instagram.

Na terça-feira (14.07), a Temporada de Filmes traz uma seleção de curtas-metragens do cineasta Severino Neto e Rafael de Carvalho. Com 14 minutos de duração, o curta 3,60 mostra várias vidas ligadas a partir de  um troco recebido na roleta de um ônibus. No documentário Composto, os cineastas mostram um dia na vida de várias pessoas em um lixão. Já o filme Juba traz a história e a difícil decisão de uma jovem que ganha dinheiro fazendo malabares nas ruas de Cuiabá.

Leia Também:  Sesc incentiva práticas artísticas e esportivas com programação especial para o final de semana

Na quarta-feira (15.07), a live “Mulheres Brasileiras” com Jeff Rosa oferece um repertório de músicas compostas e cantadas por mulheres. Fascinação, Trem Bala, Estranha Loucura, Bem que se quis e Feira de Mangaio são algumas das canções cantadas e compostas por mulheres do Brasil e que fazem parte da apresentação.

A Live do Totó está na agenda de quinta-feira (16.07). Totó Bodega conta seus causos e piadas com muita música na live solidária em prol do Hospital de Câncer  de Mato Grosso.

Na sexta-feira (17.07), o equipamento cultural da Secel fará uma bela homenagem à professora e escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite, que faleceu no dia 3 de julho vítima da Covid-19. Uma das fundadoras da Universidade Federal de Mato Grosso, Marília ocupava a cadeira nº 2 da Academia Mato-grossense de Letras,  assim como seu pai, Gervásio Leite. Dentre os livros publicados estão as obras literárias O mágico e o olho que vê e Viver de Véspera.

Divulgação MT Queer

O curta “Plus Size – Can be Diva” do coletivo MT Queer poderá ser conferido no sábado (18.07). Protagonizado pelo artista Hend Santana, o filme traz à tona a gordofobia existente na sociedade, com um recorte na família e concurso de beleza. O drama conta a história de Guilherme, jovem que vive com a mãe e luta para ser aceito como ele é, mas para isso, precisa primeiro se aceitar.

Leia Também:  Campanha ‘Olha o que estou lendo’ compartilha indicações de leitura pela internet

E no domingo (19.07), a agenda semanal é finalizada com o espetáculo Desafio do Emoji da cia Caixa de Brinquedos. Com brincadeiras e adivinhações de bandas, filmes e séries de TV, a banda infanto-juvenil revela informações sobre emojis de maneira divertida.

A programação ocorre sempre às 19h30 nas plataformas digitais do Cine Teatro Cuiabá. A entrevista ao vivo na segunda-feira é transmitida pelo instagram @cineteatrocba e a Temporada de Filmes pelo [email protected] Já  as atrações de quarta a domingo são transmitidas pelo canal de YouTube Cine Teatro Cuiabá.

Serviço

O Cine Teatro Cuiabá é administrado, via contrato de gestão, pela Associação Cultural Cena Onze. Mais informações sobre a programação pelos emails [email protected] e [email protected] Para artistas interessados em participar da programação, o contato é (65) 99946.1268.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTE & CULTURA

Inscrições para seleção de Pontos de Esporte e Lazer terminam na sexta-feira

Publicados

em

As organizações da sociedade civil que desenvolvem atividades esportivas continuadas de interesse social e coletivo têm até a próxima sexta-feira (07.08) para se inscrever no edital Pontos de Esporte e Lazer.

Com o objetivo de apoiar iniciativas que ajudam a efetivar o direito ao esporte e ao lazer, principalmente em comunidades e populações mais vulneráveis, a seleção pública vai contemplar 25 organizações com prêmios de R$ 15 mil para cada uma. O valor será disponibilizado em parcela única às instituições selecionadas.

Tanto as organizações que possuem espaço fixo para o desenvolvimento de suas atividades quanto as que não têm local predeterminado podem concorrer no edital. A principal exigência é que desenvolvam as práticas desportivas em suas comunidades há pelo menos três anos.

Para participar do processo de seleção, a organização deve preencher o formulário de inscrição informando principais ações realizadas, público beneficiado, estrutura física disponível para atividades, dentre outros esclarecimentos. Também é solicitada a apresentação de um plano de trabalho com descrição de objetivos, metodologia, equipe técnica  e prazo para a execução das atividades.

Leia Também:  TRE-MT: Programa Cidadania debate sobre votos e eleições

O edital com relação de requisitos e o anexos contendo formulário de inscrição,  modelos de plano de trabalho e declarações necessárias estão disponíveis em www.esportes.mt.gov.br/editais.

Áreas temáticas, regionalização e inclusão

O conceito é que os Pontos de Esporte e Lazer funcionem como um instrumento de articulação de ações e projetos já existentes nas comunidades, envolvendo áreas temáticas como: Esporte e Meio ambiente, Esporte Populares e Tradicionais, Esporte e Coletividade Esporte Inter-racial, Esportes indígenas, Esporte e infância e Esporte de Inclusão.

Para garantir a descentralização dos recursos e a redução das desigualdades regionais, o edital prevê que 60% dos projetos selecionados sejam de municípios do interior do Estado. Os outros 40% serão distribuídos entre os municípios da Região do Vale do Rio Cuiabá (Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento e Santo Antônio de Leverger).

A seleção ainda buscará contemplar pelo menos uma organização que atue em projetos de práticas desportivas para Pessoas com Deficiência (PCD).

“Há muitos projetos sociais esportivos que podem receber esse fomento do governo estadual.  Há excelentes iniciativas acontecendo por Mato Grosso e, que agora, podem receber esse prêmio financeiro para continuar a levar cidadadania à população. Escolinhas de esporte que desenvolvem atividades no contraturno escolar e tantos outros projetos que ajudam na inclusão e na redução de riscos sociais por meio de práticas esportivas, por exemplo. “, ressalta o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

Leia Também:  Novo livro de Crepúsculo chega ao Brasil em lançamento mundial
Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA