CINE TEATRO
Homenagem à professora Marília Beatriz Integra programação
Agenda semanal do equipamento cultural da Secel oferece várias opções de cultura e conhecimento

Cida Rodrigues | De 13 a 19 de julho, dentre outras atrações culturais, a programação online do Cine Teatro Cuiabá homenageia a professora Marília Beatriz, incentiva a solidariedade e a luta contra a gordofobia. Confira quais são as opções que o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) oferece para o público de casa nesta semana.
Para começar, nesta segunda-feira (13.07) a jornalista Helô Godoi entrevista o ator e publicitário Eduardo Butakka na live Cine Teatro Convida. Eduardo falará sobre sua trajetória artística e seus cases de sucesso, como Penélope e a professora Geisa. A transmissão acontece às 19h30 pelo instagram.
Na terça-feira (14.07), a Temporada de Filmes traz uma seleção de curtas-metragens do cineasta Severino Neto e Rafael de Carvalho. Com 14 minutos de duração, o curta 3,60 mostra várias vidas ligadas a partir de um troco recebido na roleta de um ônibus. No documentário Composto, os cineastas mostram um dia na vida de várias pessoas em um lixão. Já o filme Juba traz a história e a difícil decisão de uma jovem que ganha dinheiro fazendo malabares nas ruas de Cuiabá.
Na quarta-feira (15.07), a live “Mulheres Brasileiras” com Jeff Rosa oferece um repertório de músicas compostas e cantadas por mulheres. Fascinação, Trem Bala, Estranha Loucura, Bem que se quis e Feira de Mangaio são algumas das canções cantadas e compostas por mulheres do Brasil e que fazem parte da apresentação.
A Live do Totó está na agenda de quinta-feira (16.07). Totó Bodega conta seus causos e piadas com muita música na live solidária em prol do Hospital de Câncer de Mato Grosso.
Na sexta-feira (17.07), o equipamento cultural da Secel fará uma bela homenagem à professora e escritora Marília Beatriz de Figueiredo Leite, que faleceu no dia 3 de julho vítima da Covid-19. Uma das fundadoras da Universidade Federal de Mato Grosso, Marília ocupava a cadeira nº 2 da Academia Mato-grossense de Letras, assim como seu pai, Gervásio Leite. Dentre os livros publicados estão as obras literárias O mágico e o olho que vê e Viver de Véspera.
Divulgação MT Queer
O curta “Plus Size – Can be Diva” do coletivo MT Queer poderá ser conferido no sábado (18.07). Protagonizado pelo artista Hend Santana, o filme traz à tona a gordofobia existente na sociedade, com um recorte na família e concurso de beleza. O drama conta a história de Guilherme, jovem que vive com a mãe e luta para ser aceito como ele é, mas para isso, precisa primeiro se aceitar.
E no domingo (19.07), a agenda semanal é finalizada com o espetáculo Desafio do Emoji da cia Caixa de Brinquedos. Com brincadeiras e adivinhações de bandas, filmes e séries de TV, a banda infanto-juvenil revela informações sobre emojis de maneira divertida.
A programação ocorre sempre às 19h30 nas plataformas digitais do Cine Teatro Cuiabá. A entrevista ao vivo na segunda-feira é transmitida pelo instagram @cineteatrocba e a Temporada de Filmes pelo [email protected] Já as atrações de quarta a domingo são transmitidas pelo canal de YouTube Cine Teatro Cuiabá.
Serviço
O Cine Teatro Cuiabá é administrado, via contrato de gestão, pela Associação Cultural Cena Onze. Mais informações sobre a programação pelos emails [email protected] e [email protected] Para artistas interessados em participar da programação, o contato é (65) 99946.1268.


ARTE & CULTURA
Apresentação de vídeos marca data do Museu Nacional
O Projeto Rede Afetiva dos 84 anos do Museu Nacional de Belas Artes (MNBA) comemora hoje (13) o aniversário da entidade, vinculada ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e situada no centro histórico do Rio de Janeiro, na Cinelândia. Entre os vídeos que serão apresentados nesta quarta-feira estão o do artista plástico Luiz Aquila e da diretora do museu, Monica Xexéo.
O edifício, de arquitetura eclética, foi projetado em 1908 pelo arquiteto Adolfo Morales de los Rios para sediar a Escola Nacional de Belas Artes (EBA), que sucedeu a Academia Imperial de Belas Artes. O prédio foi construído durante as obras de modernização urbanística realizadas pelo prefeito Pereira Passos na então capital federal.
O Projeto Rede Afetiva dos 84 anos do Museu Nacional de Belas Artes ocorrerá nos dias 13, 15, 20, 22 e 27, sempre às 11h, apresentando vídeos de profissionais que compõem o universo da arte e da cultura falando sobre o museu. Também serão divulgados vídeos do adido Cultural da França Pierre Romain, do jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, além da curadora e crítica de arte Araci Amaral.
O MNBA foi criado oficialmente em 1937, por decreto do presidente Getúlio Vargas, e dividiu a ocupação do prédio com a Escola Nacional de Belas Artes até 1976, quando a EBA foi deslocada para a Ilha do Fundão, na zona norte da capital fluminense. Nesse mesmo ano, com a criação da Fundação Nacional de Arte (Funarte), houve novo compartilhamento. Em 24 de maio de 1973, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) determinou o tombamento do edifício da Avenida Rio Branco, número 199 e, a partir de 2003, a construção passou a abrigar o MNBA em sua totalidade.
Outras atrações
No dia 14, às 11h, haverá a exibição do vídeo Antinoo, sobre a escultura original romana em mármore da época do Imperador Adriano, que foi encontrada em 1878 nas escavações patrocinadas pela Imperatriz do Brasil Tereza Cristina nas vizinhanças de Roma, mais precisamente em Veio, antiga cidade etrusca. O busto de Antinoo está na Galeria de Moldagens do MNBA, de cujo acervo é uma das obras mais conhecidas. O vídeo conta um pouco também da história do equipamento.
No dia 26, às 17h, será divulgada exposição do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) no MNBA, comemorando 100 anos da entidade. No próximo dia 28, às 11h, está prevista uma performance do artista ítalo-brasileiro Lucio Salvatore, intitulada Campo, Cuide Um do Outro. Na ocasião, Salvatore vai criar uma obra de arte usando elementos da pandemia do novo coronavirus e da vacinação contra a covid-19.
Patrimônio
O MNBA continua em obras de modernização e requalificação. Elas foram iniciadas no ano passado e prosseguirão até 2022, informou à Agência Brasil a assessoria de imprensa do museu. Devido aos trabalhos de restauração de cúpulas e fachadas, a visitação foi totalmente suspensa. As obras têm custo de R$ 25 milhões, com recursos do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça.
Para a diretora do MNBA, Monica Xexéo, a reforma abre nova perspectiva para o museu, “que será entregue modernizado, com os equipamentos de segurança e preservação de todo o patrimônio, que é a joia cultural de todos os brasileiros”. Monica não tem dúvida de que depois de todos os trabalhos concluídos, o museu será devolvido à visitação em melhores condições físicas, de segurança e de conservação do acervo, que já atingiu 100 mil itens.
Quarentena
Durante a pandemia do novo coronavírus, o MNBA/Ibram criou o projeto Arte em Diálogo – Na Quarentena, para proporcionar aos artistas contemporâneos e à sociedade uma interação afetiva e reflexiva. O projeto é apresentado nas redes sociais do MNBA (Facebook: MNBARio e Instagram: @mnbario) a partir de um vídeo, feito em celular ou com câmera pelo próprio artista, em um clima de conversa informal. O artista fala a respeito do seu processo de criação e o seu laboratório de trabalho. A ideia é fazer comentários sobre algumas das obras produzidas.
Os vídeos serão incorporados ao acervo do canal do MNBA no Youtube: MNBA Rio, ficando disponíveis para consultas dos interessados. O projeto Arte em Diálogo – Na Quarentena não tem fins lucrativos. A ideia é proporcionar ao público acessibilidade e divulgação de capítulos importantes da arte brasileira contemporânea.
Edição: Graça Adjuto
-
Opinião6 dias atrás
Reação Imobiliária
-
GERAL2 dias atrás
Pazuello diz que pasta vai priorizar entrega de oxigênio em Manaus
-
Opinião4 dias atrás
Juína em destaque
-
Opinião3 dias atrás
Sustentabilidade possível
-
Opinião2 dias atrás
Desacreditadas
-
LEGISLATIVO5 dias atrás
Projetos estabelecem prorrogação de auxílio emergencial em 2021
-
Saúde2 dias atrás
Número de infectados pela covid-19 no Brasil chega a 8,32 milhões
-
Saúde3 dias atrás
Covid-19: Brasil acumula 205,9 mil mortos e 8,25 milhões de infectados