Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

ARTE E CULTURA

Exposição promove cultura e tradições folclóricas de Mato Grosso

Publicados

em

Foi aberta esta semana no Várzea Grande Shopping a Exposição “AMFMT – Cultura e Tradição: Dança, Canto, Versos, Cores e Sabores” que promete movimentar o cenário cultural do município com várias oficinas e apresentações até outubro.

De acordo com o superintendente de Cultura, Joilson Marcos da Silva, a exposição montada no 2º piso do Várzea Grande Shopping é uma iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com a Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Gross o(AMFMT), Associação Social Civíl Abaiuc (ASCA) e VG Shopping, e fica em cartaz até o próximo mês, reunindo as diversas manifestações artísticas, culturais e folclórica do Estado, de Cuiabá e Várzea Grande.

“Estamos trabalhando para fomentar a cultura local, as manifestações folclóricas de Mato Grosso e esta exposição é um marco importante para levar ao público a riqueza cultural e as tradições de nosso povo” comentou Joilson.

A abertura da exposição contou com a apresentação da Banda Municipal e várias manifestações artísticas ocorreram, como a Reza Cantada/Cururu, apresentação do Siriri, desfile dos instrumentos regionais viola de cocho, mocho e ganzá, danças de salão como o rasqueado e lambadão e a culinária regional com os pratos típicos que já fazem parte da cultura local.

Leia Também:  Festival do documentário musical começa amanhã em plataforma digital

Durante todo o período em que estiver em cartaz no shopping, os organizadores da exposição estarão promovendo também diversas oficinas para a participação do público interessado. Serão ofertadas oficinas das danças Siriri Mirim, Siriri Juvenil, rasqueado, lambadão, dança afro: Dança do Chorado de Vila Bela da Santissima Trindade/MT, Cururu/Reza Cantada, Dança do Ventre, Dança de Salão e ainda curso de Culinária Regional e curso para a aprendizagem do modo de fazer Viola de Cocho.

Para a subsecretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Maria Alice Barros Silva, que representou o secretário Silvio Fidelis na abertura do evento, a exposição “AMFMT – Cultura e Tradição: Dança, Canto, Versos, Cores e Sabores” promovida pela Superintendência de Cultura, reforça o compromisso da gestão do prefeito Kalil Baracat e do seu vice José Hazama, de fomentar, divulgar e valorizar as manifestações culturais e folclóricas tanto de Várzea Grande como também de Mato Grosso. “As políticas públicas que temos implementados no município têm o objetivo de garantir que todas as manifestações culturais, religiosas e artísticas possam ser conhecidas, difundidas e passadas para esta e para as futuras gerações. Queremos que nossa riqueza cultural seja cada vez mais reconhecida e valorizada” declarou.

Leia Também:  Fatos históricos, datas comemorativas e feriados de outubro de 2020

A exposição “AMFMT – Cultura e Tradição: Dança, Canto, Versos, Cores e Sabores” tem entrada gratuita e pode ser visitada no horário de funcionamento do Várzea Grande Shopping até o dia 7 de outubro.

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTE & CULTURA

Primeira-dama de MT participa de inauguração do ‘Núcleo Florescer’ do projeto Chita & Fuxico

Publicados

em

Neste sábado (25.09) aconteceu a inauguração do segundo núcleo de produção formal do Chita & Fuxico da BPW, que tem como embaixadora do projeto a primeira-dama do Estado, Virginia Mendes. O Núcleo Florecer foi instalado no instituição Seara de Luz, no bairro Liberdade, em Cuiabá.

O objetivo do núcleo é ser um espaço que receba mulheres em situação de vulnerabilidade social, para dar qualificação a elas através da costura, tendo como principais elementos a chita e o fuxico, gerando renda as assistidas. Outro objetivo também é fazer do projeto ‘Chita & Fuxico’ uma grife regional, com projeção para o mercado da moda em nível nacional e internacional. Esse é o segundo núcleo instalado, tendo como primeiro o Núcleo Flor Ribeirinha, localizado no Quintal da Domingas no bairro São Gonçalo Beira Rio.

“É gratificante receber esse projeto e sermos prestigiadas pela primeira-dama Virginia Mendes aqui no Seara de luz. Esse projeto ampara as mulheres em situação de vulnerabilidade social. É uma oportunidade de trabalho e de qualificação profissional de “ensinar a pescar”, e é isso que a gente quer, criar maneiras para que as pessoas caminhem com as suas próprias pernas e saiam da exclusão”, contou Elione Fátima, presidente da Seara de Luz.

Leia Também:  DataSenado: Cerca de 56% dos brasileiros acompanham trabalhos do Senado

A inauguração de hoje uniu a força dos projetos Chita & Fuxico e a MT Mamma – Amigos do Peito, que já reforça a importância da Campanha Outubro Rosa 2021. Juntos, os dois projetos criaram a coleção ‘Mamma&Chita’, que traz uma edição limitada de camisetas e máscaras da campanha Outubro Rosa customizada pelas mulheres ribeirinhas assistidas pelo projeto. Essa união irá proporcionar renda em prol das pessoas em tratamento e pós-tratamento do câncer de mama e de mulheres ribeirinhas em situação de vulnerabilidade social, já que o valor arrecado na venda será dividido entre os dois projetos.

Durante a inauguração aconteceu o desfile da coleção ‘Mamma&Chita’ que mostrou a edição limitada das camisetas da MT Mamma customizadas. A primeira-dama de Mato Grosso abriu o desfile acompanhada por sua filha, Maria Luiza.

“A Virginia Mendes veio abrilhantar o nosso desfile, entrando com a sua filha Maria Luiza. Esse gesto reforça a importância dos dois projetos e fortalece as nossa ações”, disse Zilda Zompero, coordenadora da comissão de responsabilidade social da BPW.

“Estou muito feliz por fazer parte desses projetos! É a união de duas causas extremamente importantes que dá forças para as mulheres que lutam contra o câncer e também às mulheres que precisam de uma renda para manterem o seu lar. Me sinto honrada por estar aqui e poder contribuir com essas ações”, disse a primeira-dama de Mato Grosso.

Leia Também:  Contemplados no edital de Literatura Estevão de Mendonça começam a receber premiação

Para a diretora administrativa da MT Mamma, Margarete Torres é muito importante ter o apoio da primeira-dama Virginia Mendes na união desses ações. “A primeira-dama representa todas as mulheres do Estado, para nós é uma honra termos o apoio dela nesse projeto, porque ela sabe a importância da causa social e da ajuda ao próximo. É uma mulher que faz a diferença, que é voluntária e que faz realmente as coisas acontecerem. A Virginia Mendes tem o poder de sensibilizar as pessoas e isso é muito importante para as causas sociais”, ressaltou Margarete.

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA