32 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

Esqueça o que te disseram… mistura ficção e opinião sobre relacionamentos

A obra pode ser adquirida pelo site www.eviseu.com

Em pré-lançamento, o livro “Esqueça o que te disseram sobre amor & sexo”, do jornalista André Alves, é um convite a lançar novos olhares sobre os relacionamentos atuais. Reúne 16 textos, entre crônicas, crônicas-conto e artigos sobre novas formas de amar.

Publicado pela Editora Viseu, o jornalista bebeu das fontes das pesquisas sobre o tema que realiza desde 2016 em livros, filmes, documentários e pessoas com quem entrevistou ao longo dos anos. Os 16 textos que compõem o livro abordam de forma leve, mas não superficial, as vivências que estão em nosso dia-a-dia, mas muita gente prefere não ver.

Assim, ao questionar o tabu da traição ou mostrar a fragilidade do sexo masculino, o livro busca mostrar que muito do que nos foi ensinado – ou o que acreditamos – sobre sexualidade e relacionamentos não encontram consistências na vida prática.

Mas também mostra, logo em um dos primeiros textos, que o amor romântico tem lá seus problemas, mas não deixa de ser uma vertente da maioria. Mas que essa não é a única forma de amar. E que está tudo bem. Que cada um saiba viver sua sexualidade de forma plena.

André Alves: “Abordo temas inerentes ao ser humano, mas não falado da forma como deveria ser”

Em um dos textos, André Alves revisita um filme de ação meio bobinho, Sr. e Sra. Smith, e aborda um possível subtexto da trama: a liberdade sexual feminina, os segredos que todos os casais carregam e como se livrar de certos dogmas morais pode ser muito bom para os relacionamentos.

Há espaços para temas mais atuais, como a não-monogamia, a homo, bi e transexualidade, a vida de uma profissional de sexo, mas a vida a dois também está lá.

“A opção por uma variedade de gêneros textuais e até certa hibridização deles (artigo, conto, crônica, crônica opinativa, artigo narrativo, conto-crônica) tem relação estreita com o tema abordado, já que todas as narrativas indicam que o velho hábito de “classificar” pessoas está obsoleto”, diz o jornalista que fez a primeira revisão e apresentação do livro, Edelson Santana.

A ideia de fazer o livro, de acordo com o escritor, foi o de mostrar que as formas de amar e de ver o sexo estão em constantes mudanças. Mas não era intuito fazer um livro com um viés jornalístico, nem tinha a audácia de querer entrar no terreno de sexólogos experientes como a brasileira Regina Navarro Lins ou a belga Esther Perel. Misturar textos literários com opinativos foi a ideia de fazer uma abordagem diferente, ora ousada, ora inquieta.

Sobre o autor

André Alves nasceu no interior de São Paulo, mas reside em Cuiabá atualmente. Jornalista com especialização em Antropologia, encontrou na literatura o elo que faltava para tratar sobre o amor e o sexo, temas tão inerentes ao ser humano, mas não falado da forma natural como deveria ser. Desde 2018, mantém o site Vamos Falar de Sexo: www.vamosfalardesexo.

Onde Comprar: 

www.eviseu.com

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS