Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

PONTOS PRINCIPAIS

Comissão de Cultura promove debate sobre a Lei Rouanet

Publicados

em

A Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados promove audiência pública na sexta-feira (30) sobre a Lei Rouanet. O debate acontece no plenário 8, às 9 horas.

Os pedidos para realização da audiência são dos deputados Aúrea Carolina (Psol-MG) e Túlio Gadelha (PDT-PE). Em outro debate promovido pela comissão no dia 20, representantes o setor cultural denunciaram a inoperância do Ministério do Turismo, ao qual a Secretaria Especial da Cultura está vinculada desde 2019. A situação deixou mais de 400 projetos culturais aprovados pela Lei Rouanet à espera de pagamento.

Foram convidados para a audiência:

  • o secretário especial de Cultura, Mário Frias;
  • o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Bruno Dantas;
  • a secretária de Cultura do Pará, Úrsula Vidal;
  • a advogada com especialização em gestão de processos comunicacionais e culturais Cris Olivieri;
  • o pesquisador em gestão cultural do Observatório de Economia Criativa Carlos Paiva;
  • a conselheira da Comissão de Direito das Artes da OAB-SP, membro do Fórum Brasileiro pelos direitos culturais e gestora cultural Danielle Torres;
  • o produtor cultural, músico e diretor Dom Pablo;
  • a produtora e gestora cultural e integrante do Movimento Artigo Quinto Tatyana Rubim.
Leia Também:  Congresso internacional debate preservação da memória institucional

Da Redação – GM

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTE & CULTURA

Mostra traz espetáculos multiplataformas produzidos na pandemia

Publicados

em

A Mostra Cênica Resistências traz até a próxima sexta-feira (30) espetáculos de dez estados brasileiros pensados para serem apresentados no período da pandemia. Essa é a primeira edição online do festival, que acontece desde 2014 em São José do Rio Preto, no interior paulista. Toda a programação é gratuita.

Hoje (25), sob a direção de Flávia Teixeira, será a vez do espetáculo Onde Você Estava Quando Eu Acordei?. As atrizes Diane Veloso e Giuliana Maria misturam a realidade e ficção para contar a história de um reencontro após 15 anos de distância. A obra mistura diversas linguagens, como teatro, cinema e performance.

As experimentações entre trabalhos cênicos e o mundo digital foram um critério da curadoria para trazer os espetáculos para a mostra. Um dos destaques é o Inimigos, do Coato Coletivo, de Salvador (BA) que apresenta uma pessoa em formato game para ser baixada no celular. Também nesse sentido, o recifense Grupo Magiluth apresenta Que Coube Numa VHS, que integra plataformas como WhatsApp e Instagram.

Há ainda uma programação musical no Cabaré da Madre, que recebe a rapper de Guarulhos Monna Brutal e a cantora e poetisa Bixarte, de João Pessoa. O coletivo poético Pretas PalaBRas recebe convidados para conversas sobre literatura brasileira e latino-americana, como a escritora e historiadora Camila Rocha, autora do livro O Sabá do Sertão.

A programação completa está disponível na página da mostra. Os ingressos e as inscrições podem ser feitos a partir do Sympla.

Leia Também:  TCE-MT aponta dever de transparência do Estado para despesas geradas

Edição: Aline Leal

Fonte: EBC Geral

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA