Acesse outros veículos da Rede de Mídias!

CULTURAL

1º Prêmio MT Artes celebra artistas, produtores e escritores do Estado

Publicados

em

Artistas, produtores e escritores do estado serão homenageados no 1º Prêmio MT Artes, que acontece nesta quarta-feira (09.06), às 19h, em formato híbrido, presencialmente no Cine Teatro Cuiabá e em transmissão digital. Criado pela MT Escola de Teatro, o prêmio visa celebrar e reconhecer produções artísticas e culturais de Mato Grosso.

Durante a cerimônia serão conhecidos os três vencedores de cada uma das cinco categorias da premiação: teatro, dança, literatura, artes visuais e audiovisual. Cada categoria possui 10 indicados. Veja lista no final.

Com curadoria de Flávio Ferreira, Flávia Taques, Rodolfo García Vázquez, Agnaldo Rodrigues, Elen Londero, Marcio Aquiles e Miguel Arcanjo, a seleção considerou produções culturais produzidas durante o período de pandemia, de março de 2020 a abril de 2021.

A criação dos troféus ficou a cargo dos cenógrafos Jane Klitzke e Douglas Peron, que tiverem apoio das estudantes do curso de Cenografia da MT Escola de Teatro, polo de formação vinculado à Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). A instituição oferece o curso superior de Tecnologia em Teatro sob gestão do Cine Teatro Cuiabá em parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), a Associação dos Artistas Amigos da Praça (Adaap) e a Associação Cultural Cena Onze.

Leia Também:  Produtores recebem pagamento adicional por cultivar soja sustentável

O 1º Prêmio MT Artes contará com a presença do titular Secel-MT, Alberto Machado, de dos jurados e de indicados ao troféu. Quem não puder participar presencialmente, pode acompanhar a cerimônia pelo Youtube e Facebook do Cine Teatro Cuiabá e da MT Escola de Teatro.

Confira a lista dos indicados:

Categoria Teatro

André D’Lucca
André Féroli
Ariana Carla
Caroline Argenta
“Depois do fim do mundo vem sempre um outro dia”: Alunos da MT Escola de Teatro, Núcleo 2
“Desconexões à milanesa ou lance de dados sem deus”: Alunos da MT Escola de Teatro, Núcleo 1
Lioniê Vitório e J. Astrevo
Eduardo Butakka e Thyago Mourão
Grupo Tibanaré
“Refestelá”: Lioniê Vitório e J. Astrevo, Penélope (Eduardo Butakka) e Romeu Benedicto

Categoria Audiovisual 

Anna Maria Moura e Sol Ferreira
Caroline Araújo e Maurício Pinto
Douglas Peron
Fellippy Damian e Ângela Coradini
Isabela Ferreira
Lucas Lemos
Luiz Marchetti
Marithê Azevedo
Severino Neto e Diego Medvedocky
Tati Mendes e Amauri Tangará

Categoria Dança

Ballet Regina Pacis
Brayan Saavedra
Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste
Estúdio Claz
Federação Mato-grossense de Quadrilhas
Grupo de Dança de Rua Hypnose Break
Instituto de Artes Facce
Sarah Jane Venâncio
Nasla Brandão

Leia Também:  Manu Gavassi ganha prêmio internacional e agradece aos fãs: "Vocês me fazem acreditar"

Categoria Artes visuais 

Adão Silva (Babu 78)
Adriana Milano
Carlos Lopes
Ita Pedra
Kaji Wauja
Leonice da Silva (Nice Aretê)
Mari Gemma
Pedro Thame
Sebastião Silva
Sol Ferreira

Categoria Literatura

Aclyse Mattos
Andreza Pereira, Aldi Nestor, Loreci Demenghi, Rose dos Anjos e Santiago Santos
Divanize Carbonieri
Eduardo Mahon
Adson Flávio Santos
Luciene Carvalho
Luiz Renato Souza Pinto
Mário Cezar Solva Leite
Marli Walker
Marta Cocco & Capucine Picicaroli

Fonte: GOV MT

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

ARTE & CULTURA

Produção de escritores mato-grossenses intensivistas estará disponível em biblioteca digital

Publicados

em

Por

No próximo domingo (20.06), às 17h, será lançado o site do projeto “Criação da Biblioteca Digital do Intensivismo”, da professora e pesquisadora Cristina Campos, aprovado no edital Mato Grosso Criativo realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).

O lançamento será transmitido nos canais do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade do Estado de Mato Grosso (PPGEL/Unemat), da Revista Pixé Canal Literário e da Editora Carlini & Caniato.

Após o evento de lançamento, a Biblioteca Digital do Intensivismo estará disponível no endereço eletrônico www.intensivismo.com.br. O site hospedará periódicos, documentos e livros referentes ao Intensivismo, movimento literário de vanguarda que aconteceu em Mato Grosso a partir do final dos anos 1940.

Cristina Campos acredita que a disponibilização do acervo digital fomentará a pesquisa acerca desta face da produção literária do Modernismo em Mato Grosso. “O material é de difícil acesso, pois se encontra disperso por acervos familiares e bibliotecas. Venho coletando e digitalizando ao longo de muitos anos”.

O secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), Alberto Machado, destaca a importância da disponibilização do acervo. “A digitalização deste segmento literário mato-grossense é muito importante para a valorização da nossa cultura. Permitirá a ampliação do acesso a obras de grandes pensadores, escritores do nosso Estado”.

Leia Também:  Secretaria recebe 425 inscrições para o Conselho Municipal de Cultura

Além do site, foram produzidos três folders destinados a professores do 3º ano do 2º grau, professores e alunos de Letras e Pós-graduação em Estudos Literários e Cultura Mato-grossense.

Eles trazem informações sobre o movimento, alguns manifestos assinados por Wlademir Dias Pino, além de poemas de tradicionais e jovens autores intensivistas. “Funcionarão como tira-gosto, a fim de despertar o interesse pelo Intensivismo”, destaca Cristina Campos.

O Intensivismo foi reconhecido pela Lei nº 9.244, de 18 de novembro de 2009, como forma de manifestação literária e cultural mato-grossense. Destaca-se pelo simbolismo duplo e superposição de leituras em substituição da concreção da fala. Os poemas são desmontáveis como em um procedimento matemático.

Dentre os escritores de maior expressão deste movimento estão: Wlademir Dias Pino, Benedito Santana da Silva Freire, Rubens de Mendonça, Dias da Cruz, José Lobo, Lopes de Brito, Newton Alfredo, Amália Verlangieri, Agenor Ferreira Leão e Antônio Costa.

Serviço

Live de lançamento do projeto “Criação da Biblioteca Digital do Intensivismo”

Data: 20 de junho de 2021

Leia Também:  Cinco anos sem David Bowie: TikTok celebra legado do cantor com challenge ousado

Horário: 17h

Local: Canal de Youtube do PPGEL/Unemat, da Editora Carlini & Caniato e da Revista Pixé Canal Literário

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo

vídeo publicitário

POLÍTICA

POLÍCIA

AGRONEGÓCIO

ECONOMIA

GERAL

MAIS LIDAS DA SEMANA