23 C
Cuiabá
sexta-feira, abril 19, 2024
spot_img

AGU se manifesta contra fechamento da fronteira do Brasil com a Venezuela

A Advocacia-Geral da União (AGU) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) na noite desta segunda-feira (20), uma manifestação contrária ao pedido do governo de Roraima para fechamento temporário da fronteira entre Brasil e Venezuela.

O governo do estado tenta conter o fluxo migratório de venezuelanos, que fogem das crises social, política e econômica do país governado por Nicolás Maduro.

No documento entregue ao Supremo, a AGU explica que além de ineficaz, o fechamento da fronteira é contrário à ordem jurídica nacional e internacional, uma vez que violaria tratados internacionais aos quais o Brasil é signatário.

“No âmbito do Acordo sobre Cooperação Sanitária Fronteiriça […], não se pode adotar medidas de profilaxia internacional que impliquem o fechamento total de suas respectivas fronteiras”, destaca o documento da AGU.

Além do fechamento temporário da fronteira, o governo de Roraima pediu ao STF que os imigrantes sejam redistribuídos com os outros 26 estados do país.

O estado pediu, ainda, a instalação de barreira sanitária e de hospital de campanha do Exército exclusivamente para atender às demandas dos imigrantes do país vizinho.

O pedido de Roraima foi protocolado em ação do estado que já tramita no STF, desde abril, sob a relatoria da ministra Rosa Weber.

Tensão

No sábado passado (18), a cidade de Pacaraima registrou tumulto com atos de violência e destruição em acampamentos de imigrantes venezuelanos.

Diante do episódio, o governo federal decidiu reforçar a segurança no estado com o envio de mais 120 homens da Força Nacional – 31 integrantes já estão em Roraima.

Um grupo de 60 agentes da Força Nacional chegou a Boa Vista no início da tarde desta segunda-feira (20) para reforçar a segurança em Pacaraima, na fronteira com a Venezuela.

Clique aqui e entre no grupo RDM no Whatsapp

Latest Posts

ÚLTIMAS NOTÍCIAS